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Via Marte

Ações de relacionamento e de divulgação no Facebook, em conjunto com a veiculação de publicidade online e de investimento em mídia tradicional resultaram em mais de 2 milhões curtidas na fanpage da marca.


É sempre um desafio, para as marcas, dar início a um trabalho atraente e de resultado nas redes sociais e, em especial, no Facebook. Sem falar no cuidado que devem ter para manter a comunicação, em diversas frentes, em sintonia com a imagem trabalhada perante o mercado consumidor. 


Frequência de postagens e conteúdo relevante são apenas algumas das exigências que uma marca reconhecida no segmento em que atua deve abraçar para que o engajamento junto aos consumidores ocorra. Afinal, os fãs da marca querem e desejam estar atualizados sobre lançamentos e novidades, além de ter a oportunidade de participarem de promoções e compartilharem o conteúdo publicado com sua rede de contatos. A agilidade na interação, o volume de informações disponíveis e a facilidade de compartilhar/trocar experiências faz com que esse canal assuma um papel importante e estratégico para as empresas.


Um bom exemplo do uso do Facebook em prol do relacionamento com os consumidores é a que a marca de sapatos femininos Via Marte pratica. Desde que deu início a uma comunicação mais ativa no Facebook, a marca tem feito crescer exponencialmente o número de curtidores em sua fanpage. Em pouco mais de dois meses, a marca saltou de 17 mil novos curtidores, no mês de junho deste ano, para mais de 295 mil em agosto.

Ações de relacionamento e de divulgação no Facebook, em conjunto com a veiculação de publicidade online e de investimento em mídia tradicional resultaram em mais de 600 mil curtidas na fanpage da marca. Este número coloca a Via Marte entre as empresas brasileiras mais engajadas nesta rede social. É uma marca que entende e antecipa tendências, não somente nos seus produtos, mas também na comunicação que pratica com seus públicos.

Quando identificou que o Facebook seria um ótimo canal para potencializar o relacionamento com as garotas do Brasil, a marca buscou, através de experiências positivas, uma aproximação imediata com seu público.



A analista de mídias sociais da WBI Brasil, Alice Gobbi, lembra que os resultados obtidos pela Via Marte no Facebook se devem, em parte, às postagens realizadas diariamente. Houve um aumento recorde no número de compartilhamentos quando da estreia da nova coleção Primavera/Verão 2013 da marca, com picos de mais de 5 mil compartilhamentos e 15 mil curtidas por post. Os resultados obtidos nas redes sociais, explica Alice, também foram impulsionados pelos anúncios veiculados no Facebook (via links patrocinados) e pela exposição da coleção Primavera/Verão 2013 da marca na mídia tradicional.

A proposta colocada em curso pela marca no Facebook é a de apresentar os produtos da marca em forma de imagem e texto, além de sugerir looks que combinam com o sapato em destaque, o chamado look certo. Peças e vídeos de divulgação das campanhas da marca completam a estratégia usada. “Conseguimos trabalhar alguns conteúdos em sintonia com o blog, que trazem para as consumidoras dicas e informações de moda, contextualizando o produto dentro das novas estações.

Esta é uma forma de tornar as consumidoras mais próximas da marca, por meio da identificação entre o que elas usariam no seu dia a dia e o produto da coleção que está em destaque”, explica.